quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sansão e sua história

Deus exerce controle exaustivo sobre todas as coisas, incluindo todos os pensamentos e decisões humanas. Por sua providência, os filisteus não mataram Sansão, mas eles “o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão” (Juízes 16:21). Embora ele tenha matado mais de mil filisteus e destruído
as plantações deles, eles não executaram Sansão logo que o capturaram. Talvez eles pensaram em fazer dele um exemplo, ou talvez após tudo o que Sansão tinha feito a eles, eles desejavam humilhá-lo e torturá-lo por um tempo primeiro. Tendo “furado os seus olhos” e o prendido com “algemas de bronze”, talvez eles pensassem que ele não era mais uma ameaça. Mas a providência de Deus estava em ação — levar Sansão para a importante cidade de Gaza, com ou sem olhos, era como disparar o tique-taque de uma bomba. Embora ele estivesse cego, Sansão era o Cavalo de Tróia de Deus para os filisteus.
Os filisteus “furaram os seus olhos”, o que parecia ser um evento trágico, mas isso foi provavelmente a melhor coisa que já tinha acontecido a Sansão. Ele era uma pessoa apaixonada, enérgica e extrovertida, mas ninguém o entendia. Seu comprometimento para com Deus era fraco, e ele estava buscando satisfazer a si mesmo buscando amor em todos os lugares errados.
Perder sua vista e liberdade o forçou, talvez pela primeira vez em sua vida, a olhar para dentro — refletir sobre sua vida e seu comprometimento para com Deus. Jesus disse:
Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno. (Marcos 9:43-47)

Paulo escreveu, “Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo” (1 Coríntios 11:31-32). Pela graça soberana de Deus, se Sansão tivesse se arrependido, então ele provavelmente não teria sofrido como ele sofreu. Mas como ele tinha se extraviado, ele precisava de disciplina divina, para que ele “não
fosse condenado com o mundo. Deus opera todas as coisas para o bem dos seus eleitos:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).
Os propósitos e planos de Deus nunca podem ser frustrados pela desobediência do homem, visto que o homem não pode nem mesmo desobedecer aos seus preceitos sem seu decreto ativo. Quer cego ou não, preso ou livre, Deus colocou Sansão onde ele deveria supostamente estar — justamente no meio dos filisteus. Deus fez isso para destruir os filisteus, e para salvar a alma de Sansão ao mesmo tempo. Agora que Sansão não podia ver exteriormente, e agora que ele não tinha nenhuma força ou liberdade, ele teve que olhar interiormente, examinar a si mesmo, e ter comunhão com Deus. Nós não temos nenhuma indicação de que ele já tivesse feito isso.

Nenhum comentário: